Por: Iraci Gama
Fotos: João (FIGAM)
Entre os dias 11 e 12 de setembro, aconteceu a segunda Festa Literária de Inhambupe, no espaço físico da Casa Paroquial. Com destaque para a literatura. O evento abriu oportunidade para as outras artes, transformando-se num verdadeiro encontro de Cultura que envolveu as escolas locais e a comunidade em geral, numa organização conjunta da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, com o apoio integral do Prefeito Hugo Gomes.
Muitos escritores, da própria cidade e de municípios vizinhos estiveram presentes, fazendo lançamento de seus livros e/ou expondo livros já anteriormente lançados, mas relacionados com o evento. Um fato, porém, excepcional, foi a homenagem aos municípios “filhos de Inhambupe”, onde Alagoinhas se enquadra, pois sua Emancipação Política, comemorada no dia 2 de Julho, está registrada , como sendo de “Inhambupe de Cima”, o que aconteceu há 172 anos. Essa foi a razão da presença da assessora especial do prefeito de Alagoinhas e também professora Iraci Gama, na Festa, pois foi escolhida, por eles para receber o troféu “Estela Mares”. E quem é Estela Mares? Um patrimônio vivo de Inhambupe, que tem se debruçado sobre a história de sua cidade, mas também é escritora, poetisa. Completou 90 anos, fazendo lançamento da segunda edição do livro “Evolução Histórica de Inhambupe”. Por essa bela história, o troféu leva o seu nome e, em momento de grande destaque, ela foi convidada ao palco, recepcionada pelos organizadores do evento e pelo Prefeito que a ela entregou o primeiro exemplar do troféu que leva o seu nome. Ele se declarou emocionado, porque, além de Prefeito do Município, teve o prazer de ser orientado educacionalmente, pela professora Estela Mares. Ela também agradeceu, dizendo-se feliz e honrada, com a distinção.
Depois desse momento de louvor, Alagoinhas, Aporá, Sátiro Dias e Olindina foram os “filhos” homenageados e, é óbvio, Antônio Torres, o grande escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, que mandou , por vídeo, uma bela mensagem de parabéns e de agradecimento. Só por essas duas figuras das letras – Estela Mares e Antônio Torres – já fica demonstrada a grandiosidade do evento Inhambupense nesses dois dias de Festa Literária.
A professora Iraci Gama, recebeu também, no palco, o troféu, em nome de Alagoinhas, troféu esse que ficará em exposição na Figam, à vista de todas as pessoas que visitarem a Fundação, para que saibam da emoção de tamanha honraria, do grande orgulho por ela ter sido escolhida para representar Alagoinhas.
Parabéns para Estela Mares – noventa anos de criatividade, dedicação e amorosidade, por sua terra natal. Parabéns para Inhambupe – o “VENTRE” que pariu todos os municípios, desse nosso belo e produtivo Território chamado “Litoral Norte e Agreste Baiano”! Que venham outras Festas Literárias de INHAMBUPE!!!