Deputado Radiovaldo Costa (PT), proponente da homenagem
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
A Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira (12), uma sessão especial para celebrar os 75 anos da Refinaria Landulpho Alves (Rlam). Os trabalhos, que começarão às 10h no Plenário Orlando Spinola, serão coordenados pelo deputado Radiovaldo Costa (PT), proponente da homenagem.
Segundo o petista, “a Refinaria Landulpho Alves completa 75 anos como um marco da industrialização da Bahia e do Brasil. Inaugurada ainda antes da criação da Petrobras, sempre foi um instrumento estratégico para o desenvolvimento e para a vida do povo baiano. Mas em 2021, de forma questionável, foi privatizada pelo governo anterior”.
Ele ressalta que, desde então, “convivemos com os combustíveis mais caros do país e com os impactos diretos no custo de vida da população. A solenidade em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da Rlam é também um ato político: uma oportunidade de reafirmar que essa luta não está esquecida. Reestatizar a refinaria significa recuperar a possibilidade de reduzir preços, fortalecer a economia e devolver à sociedade um patrimônio que lhe foi tomado”.