Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas e não houve registro de feridos no local
Um incêndio destruiu parte de um supermercado em Nova Monte Verde (MT), nesta terça-feira (19). Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo teve início próximo a uma “caixa de transmissão” ligada ao sistema de energia solar do local.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma densa nuvem de fumaça saindo do telhado do estabelecimento e dão a dimensão do estrago causado pelo fogo. De acordo com a corporação, as chamas foram controladas e não houve registro de feridos.
O avanço do fogo foi acelerado pela presença de fogos de artifício estocados no local. Para combater o incêndio, foram utilizados três caminhões-pipa da própria cidade e um veículo de apoio enviado de Alta Floresta (MT).
Independentemente das causas do incidente — que oficialmente só serão reveladas após laudos técnicos — o caso reacende, mais uma vez, um debate antigo no setor de energia solar: o da importância da capacitação de profissionais e empresas do setor.
Thiago Farias, engenheiro da CS Consultoria, explica que seguir rigorosamente as boas práticas de instalação, comissionamento e manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança, a confiabilidade e a vida útil de sistemas elétricos.
Thiago Farias, engenheiro da CS Consultoria.
“Na fase de instalação, é indispensável verificar se todos os componentes foram fabricados e testados conforme as normas técnicas reconhecidas no Brasil. Além disso, é recomendável priorizar fabricantes de qualidade comprovada e atentar para o correto dimensionamento dos equipamentos, sempre de acordo com as boas práticas de engenharia, as características do projeto e as normas vigentes”, disse ele.
Durante o comissionamento, Farias explica que os cuidados devem incluir testes operacionais nos dispositivos de proteção, inspeções visuais detalhadas e reapertos de conexões utilizando o torque especificado pelo fabricante.
“Outro ponto essencial é o ensaio de resistência de isolamento, capaz de identificar falhas de isolação elétrica que, se não forem corrigidas, podem evoluir para curtos-circuitos. Para o comissionamento do sistema fotovoltaico pode-se seguir as recomendações de ensaios da ABNT NBR 16274:2014”, afirmou.
Por fim, destacou que a manutenção preventiva deve ser parte indispensável do ciclo de vida do projeto. Isso inclui inspeções visuais periódicas, limpeza, verificação e reapertos das conexões, além do uso da inspeção termográfica para identificar “pontos quentes” antes que se transformem em falhas e até incêndio.
É um cenário muito complicado. as melhores empresas cobram mais caro e o cliente vai sempre buscar o mais barato. Alguns engenheiros canetinhas assinam os projetos por valores baixíssimos e nem visitam os locais de instalação. São vendedores de ART. Irresponsáveis. deviam ser banidos pelo CREA. Mas o conselho não consegue fiscalizar a atividade como deveria.
Tudo se resume na contratação de profissionais competentes, desde o projeto, execução e manutenção. As Normais Técnicas e leis estão aí e, portanto, não é pela falta deles. Engenheiro eletricista, professor,.mestre em ciências de engenharia elétrica, projetista em geração solar, eficiência energética e estação de carregamento de veículos elétricos, inclusive com Carport para geração solarb