Um brilho a mais – e todo especial – para o São João de Alagoinhas: é a apresentação da Quadrilha Beija-flor, que conquistou o primeiro lugar no grupo Semi-Especial do XV Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas realizado pela Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq), em Salvador, em 2024. A apresentação este ano, será no dia 15 no Grupo Especial, sob comando de Ademir de Souza Santos, o Menininho.
A Praça da Revolução, em Periperi, recebeu quarta-feira (11), a 16ª edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia. Até domingo, quase 60 grupos da capital e do interior se apresentarão parao público.
Reconhecida em 2024 como Manifestação da Cultura Nacional, a quadrilha junina é mais que um espetáculo: é um movimento cultural que une gerações. Por trás das apresentações, há meses de preparação, com jovens ensaiando coreografias, costureiras criando figurinos detalhados e comunidades inteiras envolvidas na produção. Uma corrente de dedicação e pertencimento.
Para o campeonato, a expectativa é que um público de 12 mil pessoas assistam as apresentações na arena montada na Praça da Revolução. A programação é dividida em três categorias: Grupo de Acesso, Semi-Especial e Especial. Eles concorrem ao prêmio de R$ 250 mil.
O campeonato também trará impacto direto na economia local. Vendedores ambulantes, cozinheiras, salões de beleza, costureiras e aderecistas aproveitam o movimento para gerar renda. A festa, além de manter viva a tradição junina, também reforça a importância de levar cultura para os bairros periféricos.
O campeonato é organizado pela Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq), com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Programação:
12 de junho – Grupo de Acesso
Renascer, Cia Alavontê, União de Ouro, Flôr do Sertão, Luar União, Velho Tonho, Encanto do Nordeste, Buscapé de Cachoeira, Rosas Vermelhas, Pinga Ne Mim, Nova Geração, Mistura Gostosa
13 de junho – Grupo de Acesso
Peri Peri, Encena no Sertão, Zabumba Dourada, Dois Amores, Luminar, Guerreiros do Cangaço, Furacão Pé de Serra, Junina Danc’art, Quijingue Me Veste, Caipiras Aloprados, Forró Mandacaru, Caipiras da Mata
14 de junho – Grupo Semi-Especial
Abertura com Quadrilhas Mirins: Germe da Era, Forró do Luar
Quadrilhas: Nossa Raiz, Matutos do Rio Fundo, Capelinha do Forró, Balancê, Girassol/Esfarrapado, Balão Junino
15 de junho – Grupo Especial
Abertura com Quadrilha: Arrasta Brasil
Quadrilhas: Fogueira Santa, Império do Forró – UJNN, Ki Balanço – Uniquijob, Forró do ABC, Imperatriz do Forró, Pisada do Sertão, Beija-Flor, Luar do Recôncavo
A Quadrilha Beija-flor tem apoio da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) e da Câmara Municipal.