Aproveitando das notícias falsas que circularam no mês de janeiro sobre a suposta taxação para pagamento em PIX prestadores de serviço e comerciantes continuam a pedir percentual indevido para aceitar a modalidade.
Em Alagoinhas as lojas PARAIBA UTILIDADES, vem utilizando desse expediente, e pasmem; em alguns casos COBRANDO 20% de juros sobre a venda no PIX, O Procon alerta que o consumidor deve ser orientado sobre qualquer mudança na regra e que cobrança indevida deve ser denunciada.
caixa valor R$19,99 e cobrado R$22 no pix
“Nada mudou nem deve mudar para o consumidor. E mesmo que mudasse, os fornecedores não poderiam cobrar qualquer taxa extra para receber pagamentos e por qualquer modalidade – Pix, cartão de crédito, de débito ou boleto”, diz Dr. Cleber, diretor do Procon – Alagoinhas.
O órgão afirma que consumidores que se depararem com a cobrança de taxas extras para quaisquer pagamentos devem recusar ou, se precisarem efetuar a compra, registrar de alguma forma a cobrança extra e fazer uma reclamação ou denúncia no sede do órgão no Laguna Shopping.