Petrobras: produzir fertilizantes exigirá 30 mi de m³ de gás por dia

Economia Política
Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes usados no país, com cerca de 40% da demanda correspondente aos nitrogenados

Estatal planeja retomar o segmento, do qual saiu nos últimos anos; petroleira possui 4 fábricas de fertilizantes

Caio Barcellos

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta 4ª feira (16.abr.2025) que a produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil exigiria um volume de 30 milhões de m³/dia (metros cúbicos por dia) de gás natural caso o país optasse por suprir toda a demanda internamente.

Magda Chambriard deu sua 1ª coletiva como presidente da Petrobras nesta 2ª feira (27.mai)

A executiva participou de evento na Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro, onde foi lançado um projeto-piloto voltado à redução de perdas no escoamento de óleo e gás. O estudo também deve auxiliar pesquisas em captura e armazenamento de carbono. Segundo Magda, o gás com alto teor de CO₂ pode ser usado para baratear a produção de fertilizantes no país.

A Petrobras planeja retomar o segmento de fertilizantes, do qual saiu nos últimos anos. Atualmente, o Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes usados no país, com cerca de 40% da demanda correspondente aos nitrogenados.

A estatal possui 4 fábricas de fertilizantes: duas arrendadas à Unigel, na Bahia e em Sergipe (ambas paralisadas); uma em reativação no Paraná; uma em construção no Mato Grosso do Sul Uma reunião com a Unigel está marcada para 5ª feira (17.abr) para discutir a retomada das operações. A presidente evitou antecipar o conteúdo das conversas. “Vamos aguardar para falar com mais segurança”, disse Magda.

 

Deixe uma resposta