Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas
Nesta quarta-feira, 9, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Boa União recebeu mais uma etapa da Oficina de Geração de Renda, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do município. A oficina, que tem como objetivo ensinar aos alunos a produção de salgados folhados, está sendo realizada nas unidades do CRAS durante o mês de abril, oferecendo oportunidade para que os participantes aprendam novas habilidades e tenham um retorno financeiro.
Com mais de 15 anos de experiência com culinária, a instrutora do curso, Natália Silva, explicou que salgados com massa folhada costumam tem um maior valor de venda, já que se trata de algo mais fino, diferente dos salgados comuns. “Esse não é um item que se vê com facilidade aqui na cidade, já que exige uma técnica específica para a confecção da massa. Muitas pessoas não têm esse conhecimento. Por isso, ao ser comercializado, ele gera um retorno financeiro maior”, afirmou.
Com duração de dois dias, o curso ensina a fazer a massa, o processo de folhagem, o recheio e o assamento dos salgados. Natália contou que tudo é ensinado do zero e, mesmo sem experiência anterior, qualquer pessoas pode aprender a técnica. “Estamos ensinando não só uma técnica, mas também dando a oportunidade para que as pessoas possam gerar uma renda extra, seja através da produção em casa ou até mesmo abrindo um pequeno negócio”, completou a instrutora.
Uma das participantes, a dona de casa Anatildes Lima, já tem o plano de começar a vender os salgados que aprendeu a fazer. “Eu já trabalhei com salgados comerciais, mas tinha muita vontade de aprender a fazer folhados. Tenho filho pequeno e fica complicado trabalhar fora de casa. Estou animada com essa oportunidade de ganhar um dinheiro extra”, contou.
Já a lavradora Maria das Graças Santos, depois de aprender os segredos da massa folhada, vê até a possibilidade de abrir uma lanchonete e investir nessa atividade. “Com o que a gente aprendeu no curso, é possível começar um negócio e ter uma renda a mais”, afirma.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social do município, João Rabelo, a oficina de geração de renda é mais uma das ações voltadas para o fortalecimento das famílias e para a criação de alternativas de geração de emprego e renda no município. “Nosso objetivo é levar capacitação para as comunidades, criando oportunidades para que cada pessoa tenha a chance de melhorar sua vida. A geração de renda é fundamental para o fortalecimento da nossa economia local e, mais importante ainda, para a inclusão social”, afirmou o secretário.
Veja abaixo as datas das próximas oficinas:
14 e 15 de abril – CRAS Nova Brasília
22 e 23 de abril – CRAS Riacho da Guia
24 e 25 de abril – CRAS Mangalô