URGENTE! Gloria Perez deixa a TV Globo após emissora ‘censurar’ temática polêmica: ‘Direção considerou inadequado’© Divulgação/TV Globo
Por
Após mais de quatro décadas de parceria, a renomada autora de novelas Gloria Perez deixou oficialmente a TV Globo. A decisão veio após a emissora considerar “inadequado” o tema central de sua próxima trama. A autora, que tem uma trajetória marcada por abordar assuntos sociais complexos, usou suas redes sociais para esclarecer os motivos da saída e reforçar que a rescisão foi feita de comum acordo.
Em publicação feita em seu Instagram, Gloria foi elegante, mas não deixou de dar aquela alfinetada de leve.
“Meu último contrato foi para fazer a novela que entraria depois de “Vale Tudo”. Sinopse aprovada, capítulos iniciais escritos, a direção considerou que o assunto ‘aborto’ era inadequado para as novas diretrizes que se pretende dar às novelas”, explicou Gloria em publicação no Instagram.
Ela também explicou que, diante da decisão da emissora, preferiu não renovar o contrato, que era por obra, e optou pela rescisão:
“Não questiono a decisão. É normal que uma empresa decida de acordo com sua conveniência. Mas, como meu contrato era por obra, considerei mais conveniente não aceitar a renovação e solicitar a rescisão. Tudo de comum acordo.”
Gloria aproveitou o post para corrigir uma informação que circulava na mídia: não foram “40 anos de Globo”, mas 42, já que ela começou como colaboradora de Janete Clair em 1983. Aliás, ela deixou claro que a saída foi sem briga:
“As portas continuam abertas, as minhas e as da Globo também. Mas nesse momento prefiro assim. Quero viver esse tempo no ‘deixa a vida me levar’.”
De acordo com o portal Contigo!, a Globo confirmou que a autora não tem mais contrato fixo com a emissora e agora atua no modelo de acordo por obra. Em nota oficial, a empresa afirmou:
“Nossa parceria com Gloria Perez foi renovada por obra. E como já falamos, foi combinado que a autora teria mais tempo para desenvolver uma nova novela para a TV Globo.”
Traduzindo: o primeiro projeto não agradou, mas a porta da esperança ainda está entreaberta — embora o botão de “não perturbe” pareça estar ativado.
Ainda segundo o site, Gloria Perez está livre para negociar com outras plataformas, incluindo streamings ou até emissoras concorrentes. E sejamos sinceros: se alguém tem currículo para isso, é ela.
Segundo informações do Notícias da TV e Splash UOL, Gloria teve sua primeira passagem pela Globo nos anos 1980, como pupila de Janete Clair. Saiu brevemente para escrever “Carmem” (1987) na extinta Rede Manchete, mas retornou à Globo em 1990 com a inesquecível “Barriga de Aluguel”.
De lá pra cá, emplacou sucessos como:
- “De Corpo e Alma” (1992)
- “Explode Coração” (1995)
- “O Clone” (2001) — o fenômeno
- “América” (2005)
- “Caminho das Índias” (2009)
- “Salve Jorge” (2012)
- “A Força do Querer” (2017)
Sua última novela na casa foi “Travessia” (2022), que não foi exatamente uma explosão de audiência — ficou mais para sinal de ocupado no Ibope.
Segundo o portal F5, da Folha de S.Paulo, Gloria estava escalada para ocupar o horário nobre logo após o remake de “Vale Tudo”. Porém, com o veto à sua trama, a Globo promoveu “Três Graças”, projeto de Aguinaldo Silva, ao posto.
E como a fila da dramaturgia não para, depois dele vem Walcyr Carrasco. Ou seja: no momento, o camarote do horário nobre é só para os boys.
Pois é, enquanto uns fazem a linha “não fui demitido, só não me escalaram”, Gloria sai com classe, currículo de peso e a liberdade de quem pode escrever para onde (e quem) quiser.