O fígado de boi não costuma ser o tipo de carne preferido das pessoas. Ainda assim, ele é uma opção saborosa e versátil para quem gosta do corte. Em um ou outro caso, é comum ouvir que essa carne pode fazer mal à saúde, já que é o fígado o órgão responsável por eliminar as toxinas do organismo. O receio vai da premissa de que nele estão acumuladas todas as toxinas do animal. No entanto, isso não é bem verdade.
A nutricionista Mariana Venturini explica que, se formos pensar dessa forma, toda carne teria toxinas, não somente o fígado. “O que devemos nos atentar, vale para todo tipo de corte de carne, que é comprar em locais que garantam segurança alimentar e qualidade nutricional”, destaca.
Ela lembra que o fígado bovino é fonte de proteína, além de ser muito rico em vitaminas e minerais, em especial ferro, zinco, B9, B12, vitamina A, E e D. Por isso, é um grande aliado para saúde como um todo, especialmente em casos de anemia, baixa imunidade e outros, indica a profissional.
Para quem gosta do corte, Mariana recomenda temperar à gosto e deixar marinar. Depois, é só grelhar com cebola fatiada. Conhecendo a origem da carne, o consumo pode ser despreocupado.