25 de agosto – Dia do Soldado

Cultura Política
Crédito da Imagem de capa: Shutterstock.com

O Dia do Soldado é uma data comemorativa celebrada em 25 de agosto que foi estabelecida em 1923 como forma de homenagear Duque de Caxias e os soldados brasileiros.

“O Dia do Soldado é uma data comemorativa que é celebrada em 25 de agosto. Essa data foi estabelecida em nosso país no ano de 1923 com o nome de Festa de Caxias, sendo transformada no Dia do Soldado dois anos depois e ratificada em 1962. Essa data comemorativa celebra a figura de Duque de Caxias, mas também a dos soldados brasileiros.

A data homenageia nossos soldados e o papel fundamental que eles realizam na segurança interna de nosso país e na preservação de nossa autonomia. A homenagem a Duque de Caxias acontece porque ele é um dos militares mais importantes de nossa história, tendo participado de acontecimentos significativos, como a Guerra do Paraguai.”

“Resumo sobre o Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma data comemorativa que é celebrada no dia 25 de agosto.

A data comemorativa foi criada em 1923 com o nome de Festa de Caxias, sendo transformada no Dia do Soldado dois anos depois.

Sua criação serviu como homenagem a Duque de Caxias.

Duque de Caxias foi um importante militar brasileiro que participou de eventos importantes, como a Guerra do Paraguai.

A data comemorativa também celebra o papel que os soldados cumprem na segurança interna de nosso país.

Origem e história do Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma data comemorativa que é celebrada em 25 de agosto. Essa data celebra o soldado, figura que compõe as Forças Armadas do Brasil. A data é celebrada no dia 25 de agosto como homenagem a Duque de Caxias, um dos militares mais importantes da história do Brasil e patrono do Exército brasileiro.

O Dia do Soldado é comemorado oficialmente desde o ano de 1923, quando a celebração foi estabelecida como forma de homenagear Duque de Caxias e sua importância para o Exército brasileiro. Naquele ano, o nascimento de Duque de Caxias completava 120 anos, e foi sugerida a criação de uma celebração para homenagear o militar.

A sugestão partiu de Eugênio Vilhena de Moraes, sendo adotada por Setembrino de Carvalho, ministro do Exército durante o governo de Artur Bernardes. O ministro divulgou o Aviso nº 443, que estabelecia o dia 25 de agosto como “Festa de Caxias”, sendo também um momento de formatura para os soldados.

Em 1925, foi emitido o Aviso nº 336, que transformou o 25 de agosto oficialmente na celebração do Dia do Soldado. Algumas décadas depois, um decreto presidencial reforçou o dia 25 de agosto como o Dia do Soldado e estabeleceu Duque de Caxias como patrono do Exército. Esse foi o Decreto nº 51.429, de 1962, emitido pelo então presidente João Goulart.”

“Significado do Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma data comemorativa que celebra não apenas a figura de Duque de Caxias. Embora a data seja uma homenagem ao patrono do Exército, essa data celebra a importância do soldado e o importante papel que ele exerce em nosso país. Os soldados são figuras responsáveis por garantir a segurança interna do Brasil, protegendo a população de criminosos.

Além disso, os soldados atuam em acidentes, realizando resgates, auxiliando feridos e evitando que novos acidentes possam acontecer. Os soldados também são figuras responsáveis pela salvaguarda da soberania de nosso país, pois garantem a proteção de nossas fronteiras e do nosso território. A data comemorativa serve, portanto, para homenagear o ofício dos soldados e sua dedicação.”

“Importância do Dia do Soldado

O Dia do Soldado é uma data comemorativa cujo propósito é celebrar todos os soldados de nosso país e o importante papel que cumprem em defesa da nossa sociedade. Uma data para homenagear os bons soldados e reforçar a admiração por aqueles que se arriscam para garantir a defesa de nossa sociedade e o bem-estar de todos.

Quem foi Duque de Caxias?”

Registro de Duque de Caxias, patrono do Exército, de 1878.

“Registro de Duque de Caxias, patrono do Exército, de 1878.”

 

“Duque de Caxias, ou Luís Alves de Lima e Silva, foi um militar brasileiro do século XIX, sendo considerado por muitos como o militar mais importante da história brasileira. Nasceu em 25 de agosto de 1803, sendo filho de um importante militar brasileiro. Ingressou na carreira militar na sua juventude e participou de acontecimentos significativos de nossa história. Durante a independência do Brasil, lutou por tropas que defendiam a independência do nosso país. Envolveu-se também na Guerra da Cisplatina, conflito travado durante o Primeiro Reinado.

Durante o Período Regencial, atuou para conter duas grandes revoltas que aconteceram em nosso país: a Balaiada e a Revolução Farroupilha. A atuação dele nessas duas revoltas colocou o militar na posição de uma das grandes lideranças militares da época. Duque de Caxias também foi uma figura importante da política brasileira, chegando a liderar o Gabinete Ministerial.

Por fim, Duque de Caxias atuou na Guerra do Paraguai, assumindo o comando das operações em 1866 e abandonando a posição em 1869, quando entendeu que o Paraguai já estava derrotado no conflito e não queria realizar as ações para caçar e aprisionar Solano López, ditador do Paraguai. Faleceu no Rio de Janeiro, em 7 de maio de 1880. Para saber mais sobre Duque de Caxias, clique aqui.”

 

Deixe uma resposta