800 mil pessoas serão atingidas por cortes no INSS em breve
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
JAMILLE NOVAES
REVISADO POR: EDUARDA ANDRADE
Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, cerca de 800 mil pessoas poderão sofrer cortes nos benefícios do INSS. As ações do Instituto foram reforçadas neste mês de agosto o que deve aumentar o número de pessoas convocadas. O FDR explica agora como descobrir se você caiu no pente-fino.
O Ministério da Previdência Social vai verificar os cadastros de cerca de 800 mil pessoas em todo o país até o final do ano. A ação é adotada pelo governo para cortar os pagamentos irregulares e com isso reduzir o orçamento da União. De acordo com o ministro Lupi, o foco neste momento são os benefícios temporários, entenda o que isso significa.
Segundo o ministro, muita gente deixa de comunicar o retorno ao trabalho, por exemplo, para continuar recebendo o auxílio-doença e o salário ao mesmo tempo.
Revisão dos benefícios temporários
O benefício temporário que se tornou alvo das revisões foi o auxílio-doença.
Pelas regras do benefício, ele deveria ser suspenso assim que o trabalhador tem condições de voltar às suas atividades profissionais.
Agora o governo deve identificar quem está recebendo benefícios irregularmente.
De acordo com o ministro, o alvo da revisão são as pessoas que estão recebendo o benefício a dois anos ou mais sem verificação.
Em geral, quando um cidadão recebe um benefício temporário por muito tempo ele precisa passar por perícias médicas regulares, de 6 em 6 meses.
Se o INSS identificar que uma pessoa não faz perícia a muito tempo, ela será convocada para uma perícia médica presencial.
E a partir disso poderá continuar recebendo, caso seja constatada a necessidade ou ter o benefício cancelado.
Convocação para a revisão do INSS
Os segurados poderão ser convocados pelo sistema bancário.
Ou ainda através do Meu INSS.
A especialista do FDR, Lila Cunha, explica como pedir a perícia médica para prorrogação do auxílio-doença, clique aqui e confira.