Foto de capa: Letícia Martins/ Divulgação /EC Bahia
Por Ulisses Gama
O foco do Bahia agora é a Copa do Brasil. Às 21h30 desta terça-feira (30), no estádio Nilton Santos, o Esquadrão vai enfrentar o Botafogo, pela primeira partida das oitavas de final da competição. Após passar por Moto Club, Caxias e Criciúma, o sarrafo sobe para o Tricolor comandado por Rogério Ceni.
A fase não é nada boa para o Tricolor. Após figurar nas primeiras posições do Brasileirão, a equipe amarga uma queda técnica e uma sequência de quatro partidas sem saber o que é vencer. Para completar, perdas em sequência e pouco tempo para descanso entre os jogos.
“Nos últimos dois jogos todos pendurados ficando fora desses jogos. Lesões que não vinham acontecendo, caso do Ademir, Biel, Kanu, Cicinho. Infelizmente, quando aperta o campeonato, no meio do ano, 45 jogos feitos. Aí vem a CBF mudando a data quando se tinha mais tempo para descanso. Juntando isso às opções que se diminuem por cartões, por lesões. Não é desesperadamente sair contratando. Claro que se tiver um jogador que chegue aqui para jogar, acho válido. Caso contrário, é momento de oscilação, esperar retorno desses jogadores, limpar cartões amarelos para ter as melhores trocas e escolher os melhores 11. Novo jogo agora e depois um espaço até domingo, contra o Fluminense. Viver da recuperação, quem volta, e vê o que pode fazer na construção de cada jogo”, disse o técnico Rogério Ceni.
Para o jogo, o time pode contar com o retorno do zagueiro Kanu, que ficou fora dos últimos jogos após fratura no rosto. Também ficam à disposição o zagueiro Cuesta, além dos meio-campistas Jean Lucas e Rezende.
BOTAFOGO
Na briga pelo título brasileiro, o alvinegro também tem que se recuperar de suas dores. No último final de semana, um duro revés por 3 a 0 contra o Cruzeiro, justamente no Nilton Santos. Técnico da equipe, Artur Jorge destacou o equilíbrio do jogo.
“Adversário dificílimo também. Dois jogos de muito equilíbrio. Será um mata-mata equilibrado, dois jogos que podem ser decididos por detalhe. São duas boas equipes. Procuraremos ficar em vantagem nessa primeira partida para não termos que corrigir, aquilo que fizemos hoje. É um novo jogo e que temos que olhar de forma diferente, porque uma vantagem pode ser importante para podermos encarar o jogo de volta na Bahia”, projetou.
A equipe tem desfalques significativos, como os atacantes Eduardo e Júnior Santos.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Bahia
Copa do Brasil – Oitavas de final – 1º jogo
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 30/07/2023
Horário: 21h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima (ambos de SP)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Transmissão: SporTV, Premiere