Começou nesta quarta-feira, 1º de maio, a 32ª edição do campeonato da Liga Barreirense de Futebol e mais uma vez, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), manifesta total apoio à competição, como tem feito com os eventos esportivos do município.
Presente na abertura do evento, o prefeito Joaquim Neto enfatizou a importância do esporte e do lazer para a qualidade de vida das pessoas e parabenizou a todos os trabalhadores, organizadores e atletas participantes. “Hoje começa mais um campeonato da Liga Barreirense de Futebol, eu tenho a honra e orgulho de estar aqui. Essa é uma das ligas mais tradicionais e um dos mais notáveis campeonatos da cidade, que traz alegria para os desportistas não só do Barreiro, mas de toda Alagoinhas. Ficamos satisfeitos por poder apoiar e investir recursos públicos em eventos como esse”, reconhece Joaquim.
O presidente da Liga, Denilson Lucena, explica que o campeonato disputado no campo de bola do Barreiro tem duração de quatro meses e meio e a participação de nove equipes: Botafogo, Estudiantes, Fim de Linha, Juventus, Os Gaditas, Palmeiras, Unidos, Xurupita e A.F.A. O primeiro jogo foi entre os times Os Gaditas e Botafogo. Os demais jogos serão disputados semanalmente, com três jogos a cada domingo. Para a premiação, está prevista a entrega de troféus, medalhas e prêmios em dinheiro.
Acompanhando a abertura da competição, Iraci Gama, titular da SECET, destacou a satisfação que sente em participar de um evento bem organizado e com tanta disposição dos organizadores e equipes. “A Liga Barreirense realmente se destaca na organização dos campeonatos. Nós, como secretaria, ficamos felizes de saber que o recurso público está sendo bem aplicado. Não temos outra intenção se não esta, ver o povo da nossa terra participando de um evento que gosta, que o faz feliz e traz alegria. O campeonato não é apenas uma distração para quem participa e um lazer para quem vem assistir, mas é também uma oportunidade de famílias ganharem algum dinheiro com o comércio, o que contribui na economia da família”, aponta a secretária.
O vereador Juracy Nascimento, que destinou emenda para apoiar o evento, também salientou a importância da liga para toda a comunidade: “São pais e mães de família que negociam seus alimentos, seus produtos aqui. São aproximadamente cinco meses de campeonato e durante esses eventos juntam-se muitas pessoas de várias comunidades; o Barreiro se torna um palco onde se comercializam produtos e é possível levar um pouquinho a mais para aumentar a renda familiar”.