Avanço entrega linhas de ônibus metropolitanos e encerra operações na RMS

Geral Política

A Avanço Transportes anunciou na última sexta-feira (5) que está encerrando suas operações na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A empresa que atua em linhas que partem de Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias entregará suas rotas à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Segundo o Sindicato dos Rodoviários da RMS (Sindimetro), o dono da Avanço, Fabrício Figueiredo, alegou que a empresa não tem mais condições de continuar operando na região devido a diversos motivos. O déficit financeiro enfrentado pelas linhas da Avanço tornou a operação insustentável, somado à defasagem na tarifa praticada e à concorrência do transporte clandestino.

Com o encerramento das atividades da Avanço, mais de 100 funcionários serão demitidos, agravando a crise no sistema de transporte metropolitano. O Sindimetro informou que a empresa solicitou uma reunião para informar as linhas entregues e a quantidade de rodoviários que serão demitidos.

A incerteza recai sobre quem ficará responsável pelas linhas que eram da Avanço a partir de agora. Há preocupação com a ausência de uma licitação para o sistema, o que pode dificultar a gestão adequada das linhas e os investimentos por parte das empresas.

Além disso, a Costa Verde, outra empresa de transporte entre cidades da RMS, também anunciou o encerramento das atividades. O Governo do Estado, responsável pelo serviço, ainda não se pronunciou sobre esses encerramentos.

A população que utiliza diariamente o transporte entre as cidades da RMS corre o risco de enfrentar um déficit total caso não haja substitutos para as empresas encerradas. Este cenário afetaria principalmente quem depende do transporte para ir ao trabalho ou estudar.

Deixe uma resposta