A nova iluminação pública de Alagoinhas começou a ser instalada no dia 02 de marçoa, em ruas do bairro de Santa Terezinha. As lâmpadas de vapor de sódio, até então utilizadas, já estão sendo substituídas por modernas lâmpadas de LED, que têm menor custo e não são poluentes.
O que você precisa saber sobre iluminação pública LED? Confira!
A iluminação pública LED é uma medida cada vez mais presente nas cidades. Os benefícios proporcionados para a administração pública e para a população têm impulsionado as políticas de incentivo para a mudança gradativa das luminárias em todo o país.
A Portaria nº 20, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), determinou critérios de produção e qualidade para os fabricantes dessas luminárias LED. Essa é mais uma garantia da qualidade proposta por esse tipo de iluminação, se comparado aos modelos adotados antigamente.
Para entender um pouco mais sobre as vantagens proporcionadas pela iluminação pública de LED, continue a leitura!
Avalie os benefícios da iluminação pública de LED para a gestão das cidades
O LED é um tipo de tecnologia em constante avanço na iluminação. Esse modelo tem diferenciais competitivos em relação aos utilizados pelos setores públicos nas vias e nas estradas. Veja, a seguir, as principais vantagens da iluminação pública de LED na gestão das cidades!
Redução do consumo de energia
Essa tecnologia consegue entregar, por exemplo, mais qualidade de cor e muito mais fluxo luminoso — mesmo em potência muito menor. Isso significa dizer que o consumo de energia para a produção da mesma quantidade de luz é menor, se comparado aos modelos tradicionais de carga de alta pressão.
Nesse sentido, o LED proporciona para a gestão das cidades uma economia de custos. Afinal, os municípios também precisam arcar com despesas com o consumo e tarifas de energia. Ou seja, tal qual um consumidor precisa pagar sua conta de luz, a Prefeitura também tem esse gasto fixo mensalmente.
Excelente índice de reprodução da cor
As luminárias de vapor de sódio — aquelas com tons amarelados — e de mercúrio são modelos com menor índice de reprodução de cor. Isso significa que elas impactam e modificam a distinção de tonalidades. Um veículo branco, por exemplo, ganha tons de creme, por conta do tipo de radiação desses modelos.
A tecnologia de LED, por outro lado, garante um melhor e maior índice de reprodução de cor. Dessa forma, um veículo em tons claros não tem sua tonalidade distinguida pela radiação de luz. Em vias públicas, essa percepção de cores é fundamental para garantir a segurança dos motoristas.
As únicas lâmpadas que têm índice de reprodução e qualidade de luz semelhante ao da tecnologia LED são as de vapor metálico. Elas estão presentes nas praças de pedágio e nos estádios de futebol — visto que a transmissão da televisão precisa de alta precisão de cores. As luminárias de vapor metálico, entretanto, geram gastos altíssimos.
Melhor custo-benefício do mercado
Para as cidades, o ideal é adotar a troca das luminárias de forma gradativa. Ao trocar o padrão de iluminação de certa via, a tendência é que isso seja feito já com a tecnologia LED. Dessa forma, a mudança acontece progressivamente, sem causar grande impacto em custos.
É importante, também, que a gestão pública encare a tecnologia LED como um investimento. Inicialmente, o gasto a ser efetuado para adquirir uma luminária LED é superior ao feito para comprar as de vapor de mercúrio, por exemplo. Entretanto, a diferença de preço será abatida durante os meses de uso.
Durabilidade
A luminária de LED também oferece outro benefício para as cidades: o tempo de vida útil. Normalmente, as luminárias dessa tecnologia precisam de menos manutenção, se comparadas aos modelos antigos.
O tempo de vida de uma luminária de LED é superior a 100 mil horas, tendendo a entregar uma distribuição fotoluminotécnica de maior qualidade. Isso significa dispor a iluminação nos pontos que realmente interessam.
Analise os benefícios da iluminação pública de LED para a população
A grande vantagem oferecida pela tecnologia LED para a população está no quesito segurança. Por conseguir dispor melhor a luz, os pontos de escuridão nas vias públicas, praças e estradas são reduzidos. Observe, abaixo, os principais benefícios que os dispositivos que contêm diodos emissores de luz oferecem aos cidadãos!
Menos gastos com manutenção
As luminárias de vapor de mercúrio e sódio têm menos tempo de durabilidade do que as de LED. Por isso, é comum encontrarmos vias com postes cujas lâmpadas estão queimadas. Essa manutenção é prolongada e dificultosa, devido aos prazos de editais de compras necessários para a administração pública.
Redução da criminalidade
Manter luminárias que permaneçam com sua qualidade de fotoluminosidade duradoura permite ter ruas iluminadas por mais tempo, o que não se compara com o modo que era feita a iluminação de rua antigamente. Esse benefício traz impactos à redução da criminalidade, tendendo a coibir assaltos e outras formas de violência.
Prevenção contra acidentes e incidentes
Outra vantagem para a população está nas estradas. Com as luminárias de LED, o campo de visão do motorista é beneficiado, ampliando a percepção de cores, da sinalização e dos veículos ao redor. Isso é fundamental para uma direção mais segura e para evitar acidentes no trânsito.
A iluminação de LED em praças também é fundamental para diminuir pontos de violência. O benefício pode se estender, até mesmo, à redução da necessidade de patrulhamento em algumas regiões, visto que é mais fácil ser surpreendido por um estranho escondido na escuridão, por exemplo.