Conheça também como é o curso de Farmácia, uma das carreiras da área de saúde oferecidas nas universidades
Por Silvia Tancredi
Dia do farmacêutico é comemorado no dia 20 de janeiro no Brasil
Comemora-se hoje, 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico. A data valoriza os profissionais graduados no curso de Farmácia em todo o Brasil.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a origem do Dia do Farmacêutico faz referência à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), neste mesmo dia, em 1916, no Rio de Janeiro.
Além disso, 20 de janeiro é o Dia do Farmacêutico conforme a Lei 12.338 do dia 26 de novembro de 2010.
O que faz um farmacêutico?
O farmacêutico é um profissional com amplo conhecimento químico e biológico e que estuda, desenvolve, testa e orienta a fabricação de produtos como medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, alimentos industrializados e outros.
O graduado em Farmácia pode atuar em laboratórios (análises clínicas e manipulação), indústrias farmacêuticas (pesquisa e produção) e nas próprias drogarias (venda e auxílio ao consumidor).
Curso de Farmácia
O curso de Farmácia tem duração média de 5 anos. O estudante deve gostar de pesquisar; ter paciência para todas as etapas dos projetos científicos (já que demandam bastante tempo); não ter nojo de substâncias e fluídos corporais; e ser persistente.
Entre as disciplinas específicas vistas no curso de Farmácia estão: Farmácia Hospitalar, Homeopatia, Farmacotécnica, Farmacodinâmica, Genética e Citogenêtica, Imunologia, Epidemiologia e Saúde Pública, Controle de qualidade físico-químico e Bioquímica (estrutural; farmacêutica e molecular; clínica; metabólica).
Saiba mais sobre o curso de Farmácia
Conheça uma profissional da área de Farmácia
Mônica Auxiliadora de Paula é graduada em Farmácia
Mônica Auxiliadora de Paula graduou-se há 15 anos em Farmácia na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Segundo ela, o curso requer muita dedicação e disciplina.
Por ser um curso da área de biológicas, a profissional lembra que Farmácia exige que aluno que quer prestar o vestibular tenha bons e sólidos conhecimentos de química e biologia.
“A dica para quer fazer o curso de Farmácia é que o candidato avalie as áreas em que pode atuar, quais são mais alinhadas com o seu perfil, para já no início do curso trilhar caminhos que possam o preparar para o mercado de trabalho de uma forma mais direcionada”
Mônica Auxiliadora de Paula
A farmacêutica Mônica comenta que o mercado para a carreira de Farmácia amplo, com muitas possibilidades de atuação, sendo algumas áreas muito promissoras, como a indústria farmacêutica, na qual trabalha.
Os principais desafios para a profissão de farmacêutico são, em espacial na área industrial, avanços constantes das tecnologias e atualizações constantes das legislações relacionadas à área, o que requer do profissional/estudante atualização e aperfeiçoamento constante.
Para isso, a farmacêutica aconselha que os profissionais busquem conhecimento multidisciplinar para melhor atuação estratégica.