Atualmente, o Brasil tem 83,87% da população vacinada com as duas doses iniciais e 51% receberam a terceira dose do imunizante monovalente, segundo dados do Ministério da Saúde. Apenas 16,26% dos brasileiros voltaram aos postos para tomar o reforço com a vacina bivalente, desenvolvida para gerar imunidade contra a cepa original e a Ômicron.
Foto: Márcio Rocha / Saúde GovBA
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) iniciou nesta quarta-feira (17) a campanha para reforçar a vacinação contra a Covid-19 em Salvador. A iniciativa, em parceria com Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, começou no Mercado Modelo com as participações das chefes da pasta Estadual, Roberta Santana, e da secretária municipal, Ana Paula Matos.
A ação acontecerá de 17 de janeiro a 06 de fevereiro, período que antecede os dias oficiais do carnaval. As equipes de saúde estarão mobilizadas em pontos volantes com o carro do “Zé Gotinha” e com pontos fixos de grande circulação, como pontos turísticos da capital baiana.
Para ter acesso à dose da vacina bivalente contra a Covid-19, será necessário apresentar Cartão SUS, RG e caderneta de vacina. Este imunizante é destinado ao público com 12 anos ou mais. A segunda dose da bivalente estará disponível para os grupos prioritários de idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; e imunossupressores com 12 anos ou mais – é necessário ter um intervalo de 6 meses desde a última dose. Os demais públicos do grupo prioritário, a exemplo de trabalhadores da saúde ou pessoas com comorbidades devem respeitar o intervalo de 1 ano.
Atualmente, a Bahia está com a cobertura da vacina bivalente de 14,7%. Ao todo, 1.874.782 doses foram aplicadas, sendo o público-alvo total formado por 12.732.254 de pessoas.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que este é um trabalho integrado entre as secretarias de saúde estadual e municipal de Salvador. “É um importante chamado. Temos nos próximos dias uma grande festa de rua e esperamos que não haja nenhum reflexo na rede hospitalar por conta da Covid-19. Queremos ampliar a cobertura vacinal com essa ação. Até mesmo os turistas poderão se vacinar”, apontou a chefe da pasta estadual.
A secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, afirma que será mais uma oportunidade de se proteger contra o vírus antes de cair na folia. “Essa ação assegura os cuidados à curto e longo prazo com o estímulo de se proteger e preservar a vida do próximo. A imunização resguarda o sistema imunológico para não sofrer os impactos graves em caso de contaminação, uma vez que o vírus segue em circulação. Até o carnaval, temos a cidade com inúmeras festas e ensaios, ambientes com aglomeração, e, para evitar possíveis surtos da doença, estamos levando a vacina para locais acessíveis”.
PROGRAMAÇÃO
18 de janeiro
Pontos volantes
Praça da Igreja do Bonfim (08h às 12h)
Clube Espanhol (08h às 12h)
Ondina Apart Hotel (13h às 16h)
Sereia de Itapuã/ Stella Maris/ Praia do Flamengo/ Aeroporto (09h às 16h)
Pontos fixos
Ferreira Costa (09h às 16h)
Estação Rodoviária (09h às 16h);
Shopping Bela Vista (09h às 16h)
19 de janeiro
Pontos Volantes
Praça da Igreja do Bonfim (08h às 12h)
Ponta do Humaitá (14h às 16h)
Vila Caramuru (Rio Vermelho) – 08h às 13h
Farol da Barra (13h às 16h)
Sereia de Itapuã/ Stella Maris/ Praia do Flamengo/ Aeroporto (09h às 16h)
Pontos fixos
Gbarbosa do Costa Azul (09h às 16h)
Ferreira Costa (09h às 16h)
Estação Rodoviária (09h às 16h);
Shopping Bela Vista (09h às 16h)
20 de janeiro
Volante
Farol e Porto da Barra (08h às 14h)
Terminal Náutico/ MAM (08h às 14h)
Praça do Bonfim/Monte Serrat/ Ponta do Humaitá/ Ribeira (08h às 14h)
Praia do Flamengo/ Sereia de Itapuã (08h às 14h)
21 de janeiro
Vila Caramuru – Rio Vermelho (08h às 14h)
Santo Antônio Além do Carmo- Pelourinho- Saúde (08h às 14h)
Praça do Bonfim/ Mont Serrat/ Ponta do Humaitá/ Ribeira (08h às 14h)
Aeroporto/ Lagoa do Abaeté (08h às 14h)