Com Luan e ex-Milan, Vitória já supera um time inteiro em contratações para 2024

Alagoinhas Esporte

Rubro-Negro tem 14 reforços confirmados; lista também tem Muriel, ex-Internacional e Fluminense

Por Rafael Teles — Salvador

A temporada ainda não passou do mês de janeiro, e o Vitória já ultrapassa um time inteiro de contratações em 2024. Até aqui, são 14 atletas confirmados para reforçar o Rubro-Negro no ano em que o clube volta a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. O Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil também estão no calendário do Leão nos próximos meses.

Os 14 jogadores contratados pelo Vitória estão distribuídos em todas as posições. São três goleiros, três laterais, um zagueiro, três meio-campistas e quatro atacantes (veja todos na lista abaixo):

  • Goleiros: Alexandre Fintelman, Muriel e Maycon Cleiton;
  • Laterais: Raul Cáceres (direito); Patric Calmon (esquerdo) e Lucas Esteves (esquerdo);
  • Zagueiro: Cristián Zapata;
  • Meio-campistas: William Oliveira, Caio Vinícius, Luan;
  • Atacante: Caio Dantas, Erick Castillo, Everaldo e Alerrandro.

 

A lista tem Luan, ex-Grêmio, como o nome de maior peso. O meia-atacante vem de temporadas ruins, mas traz no currículo conquistas importantes como a medalha de ouro na Rio 2016 e a Libertadores de 2017. Outro jogador bem conhecido é o zagueiro colombiano Cristián Zapata, com passagens por Milan, Villarreal e Udinese.

Luan veste a camisa do Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Luan veste a camisa do Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Além da dupla, o Vitória buscou outros jogadores que, apesar de menos conhecidos, têm experiência na disputa do Campeonato Brasileiro. São os casos do goleiro Muriel, do lateral Raul Cáceres e os atacantes Everaldo e Alerrandro.

De maneira geral, os reforços atendem a um perfil pré-estabelecido pela diretoria do Vitória, que tem a ideia de formar um time mais físico para a temporada 2024. O planejamento foi comentado pelo presidente Fábio Mota em entrevistas recentes.

– Não vamos contratar “jogador de bilheteria”, jogador para lotar estádio. Para a Série A do Brasileiro a gente quer ter um time competitivo, forte. Qual é o grande destaque do Cuiabá? Do Fortaleza? Estamos fazendo as coisas com o pé no chão, e eu tenho certeza que vai dar certo – disse Fábio Mota.

“Se não temos dinheiro para competir, temos que usar as outras armas para entrar na competição: inteligência e metodologia de jogo. (…) Nosso time é de força. Aí vamos ver o que vai dar quando a bola rolar”, completou o gestor.

Contratações em atacado

 

O alto número de contratações tem duas explicações. O elenco passa por uma reformulação para voltar a disputar a elite do futebol brasileiro depois de cinco anos, e a diretoria precisa se adequar às janelas de transferências da CBF, como explicou recentemente o presidente Fábio Mota.

Janelas de transferências do futebol brasileiro em 2024:

  • 1º período: 11 de janeiro de 2024 a 7 de março de 2024;
  • 2º período: 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024.

Cristián Zapata se apresenta ao Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação

Cristián Zapata se apresenta ao Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação

Vem mais por aí

 

O Vitória já superou a projeção inicial de reforços para o início de temporada, mas o próprio presidente já atualizou os planos e indicou que mais jogadores devem desembarcar na Toca do Leão durante as próximas semanas.

Os próximos alvos do Vitória no mercado de transferências:

  • Zagueiro
  • Meio-campista com características de camisa 5
  • Meio-campista com características de camisa 8
  • Centroavante

 

O Vitória, inclusive, chegou a dar como certa a contratação do meia Daniel Junior, do Cruzeiro. Contudo, o Rubro-Negro ainda não entrou em acordo com a Raposa e recuou.

A estreia do Vitória na temporada está marcada para as 19h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira, pelo Campeonato Baiano, contra o Jacuipense. O jogo vai ter novidade, uma vez que o Rubro-Negro já tem reforço regularizado (veja aqui a lista).

Deixe uma resposta