Vento No Litoral: dor de amor, saudade e depoimentos reais…

Cultura

Com uma letra profunda sobre precisar de um refúgio para tentar esquecer a dor de ter perdido uma pessoa querida, a música do Legião Urbana nos faz refletir sobre os nossos próprios sentimentos.

Somos a líder em satisfação

em pesquisa realizada pela Anatel.

 

Analisando letras · Por Érika Freire com depoimentos reais extraídos dos comentários no You Tube

Fazer um mergulho nas canções do Legião Urbana é sempre um desafio, afinal, a banda marcou o rock nacional dos anos 80 com letras profundas, políticas e, acima de tudo, poéticas.

integrantes da banda legião urbana

Créditos: Divulgação.

Significado da música Vento No Litoral

No começo da música observamos a dor de alguém que chega em uma praia para tentar distrair a mente após o término de um relacionamento ou a perda de alguém muito especial.

A partir disso, o personagem faz algumas reflexões sobre o seu estado, sobre o que poderia ter sido e como ele pode fazer para seguir adiante.

Vamos compreender melhor o significado de Vento No Litoral? Aproveite para ouvir e deixar o sentimento te conduzir para o melhor lugar!

De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

Na primeira estrofe, temos a presença de um personagem que se sente perdido e escolhe como refúgio ir até a praia para tentar esquecer a dor.

É uma forma de ver na natureza a possibilidade de reconexão, permitindo, assim, que o vento leve embora as angústias, as dores e a saudade de alguém que partiu. Não se sabe se o personagem foi deixado ou se a pessoa morreu.

É importante ressaltar que há algumas interpretações que sugerem uma tentativa de suicídio por parte do personagem pelo fato do mesmo mencionar subir nas pedras e tentar deixar a onda acertar. É como se ele estivesse com a intenção de se jogar ou permitir que a natureza cumprisse esse papel.

Agora está tão longe
Ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora além de aqui dentro de mim? 

Aqui, é possível reparar que Renato sugere que a tristeza se dá por causa de uma pessoa. Durante uma relação, seja ela amorosa, familiar ou de amizade, costumamos fazer planos e ter ideias em conjunto.

São inúmeros sonhos compartilhados e é exatamente isso que dá vida a esse encontro. Duas almas em busca de viver experiências e caminhando juntos.

Acontece que o personagem sabe que agora está sozinho, o outro não existe mais ou partiu. O que resta são apenas as lembranças internas. O outro se foi, mas ainda segue vivo dentro do personagem. Mesmo com a dor, ele percebe que olhar o mar se torna um remédio, uma forma de distração.

Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua e se entregar é uma bobagem

A separação se deu pelas interferências e o curso da vida em si, algo que está acima da compreensão humana. Fala ainda sobre a dificuldade de viver sem a pessoa, principalmente porque ela está na mente do personagem o tempo todo. Ilustra um luto. Afinal, como lidar com a ausência de alguém que até ontem estava presente e com tantos sonhos compartilhados?

Neste trecho, vemos a constatação do personagem de que ele precisa seguir em frente. É como se a natureza, ao olhar o mar, tivesse dado a ele a lucidez necessária para perceber que ainda vale a pena tentar viver. Se entregar agora seria uma estupidez, uma bobagem.

Já que você não está aqui
O que posso fazer
É cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem

É como se ele se acolhesse por completo nessa estrofe, afirmando, inclusive, que existe o desejo de ao menos ser feliz, mesmo sem a presença da pessoa que partiu.

Ele lamenta, questionando que havia um plano deles ficarem juntos e bem, porém, agora ele precisa se cuidar e encarar a vida de outra forma. Quem sabe se permitir outros planos.

Eieieieiei!
Olha só o que eu achei
Cavalos-marinhos

Ainda no mar, ele vê cavalos-marinhos, considerados símbolos de poder e força na cultura grega. Há uma interpretação muito interessante deste trecho que sugere que Renato colocou na letra de Vento No Litoral a palavra cavalos-marinhos insinuando a relação dele com o seu companheiro, pois eles são vistos como animais fiéis.

Na simbologia, os cavalos-marinhos são reconhecidos como seres persistentes e generosos. É como se o personagem tivesse, aqui, encontrado a esperança que precisava para recomeçar a sua vida.

Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

Fechando a canção, ele permite que o vento leve tudo, principalmente a tristeza. Ele agora sabe que precisa ressignificar essa perda para que algo novo surja dentro dele.

Certamente, escrever Vento No Litoral deve ter representado uma grande catarse para Renato. São muitas as pessoas que relatam se emocionar sempre ao ouvir a canção, o que mostra que existe uma energia muito forte na letra, algo que nos ajuda a limpar sentimentos do passado.

Diversos significados em Vento No Litoral

Ouvir Legião é se permitir chorar, sorrir e botar pra fora a revolta com as diferenças sociais e com a política. Formada em Brasília, em 1982, a Legião Urbana vendeu mais de 25 milhões de discos e marcou toda uma geração de jovens.

As letras da Legião costumam dar margem para diversos significados, cada um acaba compreendendo de acordo com o que está sentindo naquele momento, e esse é o grande poder da música: deixar que a mensagem fique aberta e se conecte com cada um de forma diferente.

Depoimentos reais sobre a canção “Vento no Litoral”

@TheRomulofla

“O plano era ficarmos bem” dedico a minha esposa e meu filho que perdi num acidente de carro em dezembro de 2019, difícil ouvir essa música e não derramar lágrimas, que Deus abençoe a todos que hoje vivem como eu na saudade.
@RanilsonSantos05
Vejo os comentários e não tem como não se emocionar com a história e a dor de cada um, que Deus abençoe e conforte o coração de todos vocês! 💔😔🙌🏼
@wallessadanielly5432
“Lembra que o plano era ficarmos, bem” Dedico essa ao meu irmão, que cometeu suicídio, por não ter alguém, que hoje ao menos lembra da existência dele… 🤍😔
@thaysamireli5615
Essa música me acalma de uma maneira inexplicável, quando tenho minhas crises de ansiedade, minhas batalhas internas eu coloco ela. Só quem tem depressão ou perdeu alguém entende bem o que ela passa pra cada um de nós.
@crislima7565
Hoje faz 14 anos que perdi meu pai. Uma dor horrorosa, uma saudade sem fim…essa música lembra a gente demais. Te amo, PAINHO para sempre 🖤😭
@lucianafragamelo1
“Lembra que o plano era ficarmos bem?” Dedico ao meu filho de 16 anos, que me ensinou o que é o amor incondicional, que perdi em um trágico acidente de carro juntamente com a sua avó paterna e seu primo em Alegrete/RS, no início deste ano de 2023.
Parei pra ouvir uma música no fone e apareceu essa musica aqui pra mim, agora são 00:45 de domingo, comecei a ler as histórias de vocês, são tantas histórias com planos e sonhos interrompidos cedo demais mds 😢😢😢. Dedico essa música a todos vocês que tiverem suas perdas irreparáveis e do fundo do meu coração eu desejo que Deus os ilumine e esteja sempre com vocês, que sigam firmes a caminhada na missão que foi dada a cada um. Desistir nunca foi uma opção ! Tenham coragem e sejam fortes pra seguir em frente amém !
@KarinaOliveira-tu2yp
A dor dessa letra chega a ser física. Alguns vazios jamais serão preenchidos.
@thaissoares933
“Aonde está você agora além de aqui? Dentro de mim” essa frase acaba comigo toda vez que ouço, eu amo demais essa música
@brendadaniele3473
Ja se passou 2 anos ainda sinto falta do meu marido que faleceu….. todas as vezes que essa saudade aumenta eu venha aqui ouvir….
@analuiza5333
Estava escutando essa música é olhando os comentários… Meu Deus quantas histórias tristes, e eu sou solidária com a dor de todos vcs pq de uma certa forma bem monótona tbm me sinto assim…peço a Deus que ele os abençoe e diminua as suas dores em nome de Jesus!
@claudiadeoliveira7070
Como dói perder quem amamos assim tão de repente. Meu marido infartou dia 11/02 passado e sem palavras prá expressar tamanha dor. Tínhamos planos, e “O plano era ficarmos bem”, mas não deu certo. A mim e a todos que sentem essa dor de “rasgar as vestes” desejo que Deus possa acalmar nosso coração para aceitar seus desígnios.

Deixe uma resposta