Golpistas estão invadindo os celulares das vítimas para fazer Pix

Alagoinhas CATU

Criminosos estão usando o Pix para roubar dinheiro de milhares de pessoas. Veja como os golpes acontecem e como se proteger!

Os golpistas da internet acharam uma nova forma de roubar dinheiro da população. Agora, eles estão invadindo o celular das vítimas e fazendo saques através do Pix, uma das ferramentas bancárias mais utilizadas por brasileiros nos últimos anos.

Segundo informações divulgadas pelo ‘Olhar Digital’ nesta semana, uma nova estratégia tem sido utilizada por criminosos para enganar os consumidores. Batizado de ‘Cavalo de Troia’, o malware é usado para aplicar fraudes e golpes através do Pix.

Entenda o golpe com o Pix

Como o Pix é uma ferramenta de fácil acesso, os criminosos usam essa acessibilidade para invadir os celulares. Assim, é possível roubar as informações bancárias das pessoas — conseguindo fazer transações indevidas com o dinheiro das vítimas.

Batizado de ‘PixPirate’, o golpe tem como alvo os aparelhos Android e não os aparelhos IOS. Segundo os dados divulgados pelo ‘Olhar Digital’, o interesse nos aparelhos Android tem a ver com a facilidade de invadir o tipo de sistema. 

Além disso, o sistema ainda permite que a plataforma ‘Pagamento Instantâneo Pix’ seja ativada — algo que é facilitado por diversa instituições bancárias no sistema Android.

Como posso me defender deste golpe?

Para se defender deste golpe, é necessário ter bastante cuidado com aplicativos bancários. A primeira dica é não abrir qualquer link que receba através de e-mails, SMS ou WhatsApp. Sempre verifique o remetente.

Se receber algum link estranho através do e-mail, busque avaliar o site de origem desse link para não cair em fraudes. Além disso, o ideal é manter o sistema operacional sempre atualizado, assim como os aplicativos, a fim de impedir a ação de possível malware.

Outra dica é instalar um software de segurança que possa identificar com antecedência links ou remetentes suspeitos. Com esses sofwares é possível fazer uma ‘varredura’ no seu aplicativo de tempos em tempos, tornando o aparelho mais seguro.

 

Deixe uma resposta