Carlos Lupi promete zerar fila do INSS no primeiro ano de governo

Política

Novo ministro da Previdência diz que pretende reduzir prazo para obtenção do benefício do INSS para cinco dias

O ministro da Previdência do governo do presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Carlos Lupi, prometeu zerar a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no primeiro ano de governo do terceiro mandado do petista.

“A nossa intenção é zerar a fila e voltar ao que era no governo Lula inicial, de cinco dias para a obtenção do benefício”, afirmou Lupi, ontem (1º/1), para jornalistas, na chegada ao Palácio do Planalto. Segundo ele, atualmente, a fila de espera é de seis a sete meses.

Em relação ao “revogaço” de medidas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prometido por Lula, o futuro ministro da Previdência afirmou que, a princípio, não há previsão para a pasta. “De início, não. Vou dar uma examinada antes”, disse.

Pouco antes da chegada de Lupi, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, evitou comentar sobre o revogaço ao chegar ao Planalto. “Não quero falar sobre isso hoje (ontem) para não ofuscar a posse de Lula”, disse Haddad ao Correio. Na véspera da posse, o governo Bolsonaro publicou medidas, como isenção fiscais para operadoras de hedge cambial, que devem custar aos cofres públicos cerca de R$ 6 bilhões a mais no Orçamento de 2023.

Por Correio Braziliense

Deixe uma resposta